Um Papo Sobre Auto Estima

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. Antoine de Saint-Exupéry- Livro O Pequeno Príncipe. Acredito que a frase acima retrata bem quando nos referimos a beleza e auto estima. Esta semana estava conversando com um amigo que me disse que se achava feio, inútil, que ninguém o olhava e outras coisas mais pesados que não irei expor aqui, mas me fizeram pensar muito e me recordar de que eu também já me senti muito mal com a ditadura da beleza, com as amigas mais magras que eram mais desejadas pelos caras, por traições, caras que ficavam comigo as escondidas. Sim, eu já me senti um lixo absoluto. Eu sei que vai parecer clichê mas acredite, você vai superar essa auto estima baixa se começar a se ver com os bons olhos da alma e do coração. Eu demorei muitos e muitos e muuuitos anos para sair do papel de vitima, eu me vi em uma situação muito dolorosa no final de 2014, para ser mais exata a um ano atrás, eu só tinha 3 opções após me sentir traída, humilhada e trocada por uma garota mais jovem e magra. Eu tinha 3 alternativas como eu disse: Eu matava (sim o ódio e a dor tomaram conta de mim em grande escala); Eu morria ( eu me cortei por algumas vezes, tomei remédios com bebida alcoólica a fim de tirar a minha insignificante vida na ocasião); Eu iria passar por toda aquela dor emocional, sensação de abandono ao extremo, sofreria tudo o que eu poderia sofrer, chegar ao extremo mesmo até achar a minha fé e me reerguer dia após dia. Eu passei pelas duas ultimas alternativas, tinha dias que eu tinha que lutar mentalmente contra as lembranças boas, por que elas me causavam saudades, e com as ruins que me causavam ódio, eu sentia nojo de mim e culpada por tudo. Além claro de me sentir muito feia, inútil. Eu me recordo bem depois de uma madrugada cheia de pesadelos, com o estomago dolorido por tomar tantas coisas e enjoada pela bebida, eu caminhei da minha cama e fui até o espelho, olhei para mim e disse: CHEGA! AGORA QUEM TOMA AS RÉDIAS DE COMO IREI ME SENTIR SOU EU !!! NÃO VOU MAIS ME SENTIR UM LIXO. Os meses foram passando, alguns dias foram difíceis, mas eu estava determinada a ser outra mulher, a ser mas centrada em mim e no que eu tinha aquele momento na vida. Sem emprego comecei a aconselhar outras mulheres e assim nos apoiávamos. Eu recuperei a minha fé em Deus, na vida e em mim mesma, entendi que as pessoas fariam comigo aquilo que eu permitisse e que me sentiria a mal se eu quisesse ! Os meses passaram ainda mais, eu resolvi emagrecer por conta da minha saúde e para me sentir mais bonita para mim, arrumei um emprego simples mas que me mantinha ocupada. Eu descobri que antes da auto estima estar ligada a um parceiro, ao meu físico, meu cabelo e maquiagem ela está totalmente ligada ao modo que eu resolvo lhe dar com os fatos não tão bons, ela está ligado ao meu modo de ver as coisas sempre. Passamos muito tempo querendo x ou y coisas mas, não usamos os recursos que temos e em alguns casos também não criamos novos. Refazer a vida, reeditar memórias, perdoar, se amar e amar novamente não é nada fácil, é um exercicio diário que devemos fazer para o nosso bem. Tire da sua vida coisas e pessoas ruins, só deixe nela quem tem faz bem ou pessoas que estejam dispostas a consertar os erros delas com você. Pois, como disse Antoine de Saint-Exupéry: “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. Portanto se este estiver cheio de coisas ruins que te cegam, você nunca encontrará o essencial para ser feliz e ter uma super auto estima.

615d3a4ef882d53c600dd15dcaa319ca

Sobre Fernanda Ferrari Lira

Fernanda Ferrari Lira (nascida em 18 de março de 1988), conhecida como Fernanda Ferrari ou Ferrari, é formada em Comércio Exterior, Blogueira, Empresária e Produtora de Moda. Ama coisas fofas é gosta daquilo que é marcante. Acredita que tudo tem um propósito de ser!
Esse post foi publicado em Eu Essência e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

