Eu vejo Corsets!Com que frenquência?O Tempo TODO!

Eu vejo Corsets!O Tempo TODO!

Essa frase define bem os meu últimos dias.Depois de uma conversa com eu grande amigo Caue Leone,onde o mesmo me convenceu a desenhar CORSETS.Estou eu estudando a história desse lindo acessório que já causou muito no mundo da MODA.

O Corset em sua maioria é construído com materiais fortes e flexiveís e camadas de tecido e espuma para dar sensação de conforto ao usuário.Além do formato outra característica marcante do CORSET é o seu laço(cordão) localizado na parte de trás da peça,sendo possível amarra-ló em suas extremidades,apenas em baixo ou no meio(o mais comum é o laço ficar no meio da peça,tormando mais facíl de faze-lo sozinha “SELF – LACING“)

Criado no século XVII,quando Catarina de Médici,esposa do Rei Henry II da França proibio a cintura larga,sendo considerada uma peça para se usada em ocasiões informais.Mas,como a moda é moda em qualquer época e evolui juntamente com a história,a evolução do Corset coincidiu com a Revolução Francesa,e curiosamente,os homens começaram a vesti-lós.

Bianca Lyons Exibe curvas dadas pelo CORSET-Fonte Wikipédia

Corset Masculino(fonte wikipédia)

Foi somente em 1820 o corset tornou-se acessível a todas as classes sociais,algumas mulhers os comprava e outras faziam seu próprio corset.

Entre os homens a moda persistiu,aprofundada na década de 1840,embora em 1850 homens que usavam o corset masculino alegavam que prescisava do corset para amenizar a  “dor nas costas”, já que sua estrutura reforçada corrige a postura e da sustentação ao tronco e seios(no caso das mulheres).Os dias,meses,anos e décadas se passaram o CORSET mudando até que em 1920 o corset caiu de moda na EUROPA e AMÉRICA,sendo substituído pelo sutiã e cinta plástica.Mas a peça não foi totalmente esquecida!

Desde 1980 tem passado por um estado de renascimento.O Ponto alto desse processo foi em 2001 com algumas coleções de MODA que coincidiu com o lançamento do filme MOULIN ROUGE.

Moulin Rouge SATINE(interpretada por Nicole Kidman) cantando THE DIAMONDS ARE A GIRL BEST FRIEND em um belo CORSET

 

Curiosidades:A palavra CORSETRY é também como coletivo,um plural de CORSET.Por sua vez CORSET é derivado do Francês arcaico da palavras COROS diminutivo de corpo que deriva CORPUS(latim).Nos Estados Unidos foi chamado de STAYS(Espatilho),palavra que entrou em uso no idioma inglês em 1785,usada pela revista ” THE LADIES MAGAZINE” para descrever o “COLETE ACOLCHOADO” um CORSET chamado pelos franceses.

O ofício da construção de um CORSET denomina-se CORSETRY*,e que o confeciona é denominado como CORSETIER(para homens),COSERTIÈRE(para mulheres) ou ainda COURSTMAKER(Exemplo:Madame Sher).

Madame Sher dona da primeira grife especializada em Espartilhos para Tight Lacing / Waist Training do Brasil.

Sobre Fernanda Ferrari Lira

Fernanda Ferrari Lira (nascida em 18 de março de 1988), conhecida como Fernanda Ferrari ou Ferrari, é formada em Comércio Exterior, Blogueira, Empresária e Produtora de Moda. Ama coisas fofas é gosta daquilo que é marcante. Acredita que tudo tem um propósito de ser!
Esse post foi publicado em Moda e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Eu vejo Corsets!Com que frenquência?O Tempo TODO!

  1. lu disse:

    eu acho lindos
    mas um belo especime desse sai meio caro

    Curtir

    • Oi Lu..grata pela visita.Sim de fato um bom CORSET tem um custo elevado.Certa vez conversando com uma amiga ela citou a Madame Sher que cobra apartir de R$800,00 reais,um corset dos mais basicos.Uma peça com qualidade como as da Madame Sher sai realmente neste valor para mais,já que é uma peça considerada histórica,o material usado é caro e dificil de se achar,sem fala na construção do CORSET que é dividido em 8 partes!Mas de fato se eu tivesse R$800,00 reais em mãos encomendaria o meu na hora.Hahahaha Bjs

      Curtir

  2. Pingback: Os números de 2010 «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s